Tel.: (11) 5081.4936 / 5082.3913 - WhatsApp: (11) 94086.1112
Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 270
(próx. ao metrô Ana Rosa)
Vila Mariana - CEP: 04014-000 - São Paulo - SP
vacina_crianca.jpg

A Vacina Contra Gripe Está Funcionando Melhor que o Esperado

Fonte: Donald G. McNeil Jr - The New York Times

A vacina contra a gripe é mais eficaz do que o esperado, disseram autoridades federais de saúde na quinta-feira em uma coletiva de imprensa especial para discutir a perigosa temporada de gripe, que deve matar mais de 50 mil americanos.

A vacina deste ano é cerca de 25 por cento eficaz contra a cepa H3N2 da gripe que está causando a maioria das doenças e mortes, disse a Dra. Anne Schuchat, diretora interina dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças.

Em uma surpresa maior, a vacina é cerca de 51% efetiva em crianças, de acordo com a análise preliminar do C.D.C.

Na Austrália, a mesma vacina foi avaliada em cerca de 10% de eficácia geral contra o H3N2, e uma recente análise canadense concluiu que ela é cerca de 17% eficaz. (A análise final do C.D.C. não estará pronta até que a temporada de gripe termine no final da primavera.)

O Dr. Schuchat e Alex M. Azar II, o novo secretário de saúde e serviços humanos que liderou a coletiva de imprensa, também apontaram para um estudo do C.D.C. publicado na revista Pediatrics que mostrou que dois terços das 675 crianças e adolescentes que morreram de gripe entre 2010 e 2016 não receberam a vacina no ano em que morreram.

"Vá tomar uma vacina contra a gripe!", disse Azar em voz alta, ao encerrar sua parte da coletiva de imprensa. "Faça por você, sua família e sua comunidade!"

Ele, sua esposa e seus filhos tomaram vacinas contra a gripe, ele disse, e o mesmo aconteceu com o presidente Trump.

A vacina tem 36% de eficácia geral, disse Azar, e 59% é eficaz em crianças. Ele comparou a vacina aos cintos de segurança.

"Imagine se pudéssemos reduzir nossas chances de estar em um acidente de carro em 36% ou de nossos filhos em 59%", disse ele. A comparação foi apenas parcialmente correta, mas muito apropriada.

Os números referem-se à eficácia da vacina contra todas as cepas circulantes, incluindo as cepas H1N1 e B, que mal começaram a aparecer este ano.

Mas os cintos de segurança são uma analogia reveladora para as vacinas contra a gripe. Estudos feitos desde a década de 1970 mostraram que eles são apenas cerca de 40% protetores contra a prevenção de qualquer lesão em um acidente.

Mas eles são altamente protetores contra a morte; isto é, quando os acidentes são tão graves que alguns ocupantes são mortos enquanto outros moram, quase sempre são os que não usam cintos que morrem.

Da mesma forma, estudos como o C.D.C sugerem que as vacinas contra a gripe melhoram a prevenção da morte do que a prevenção de fungos e dores.

A coletiva de imprensa do Sr. Azar, na sede do H.H.S. , foi breve e incomum. Foi realizada no meio da tarde com apenas algumas horas de antecedência. Foi televisionada, mas nenhuma pergunta foi feita de fora da sala.

O evento terminou com um grande painel de especialistas aguardando perguntas. Apenas um foi perguntado: se os funcionários do governo desejavam ter feito algo diferente sobre a gripe este ano.

O Dr. Schuchat respondeu descrevendo os problemas enfrentados pelos fabricantes de vacinas. Ela não abordou uma questão maior de preocupação para o C.D.C. : Apenas cerca de 40% dos americanos contraem gripe a cada ano no momento em que a estação começa em novembro, e esse número está diminuindo, não aumentando.

A administração Trump e suas principais autoridades de saúde foram criticadas por mostrar pouca liderança pública, já que a temporada de gripe se tornou mais perigosa. A coletiva de imprensa parecia ser uma tentativa de remediar isso.

O Sr. Azar foi seguido no pódio pelo Dr. Schuchat e pelo Dr. Jerome Adams, o cirurgião geral, ambos em uniformes navais. Eles foram referidos no pódio como "almirantes" - o que é correto, porque eles mantêm cargos no Corpo de Serviço Público de Saúde Pública, embora o uso de seus títulos militares em ambientes médicos seja algo incomum.

Também no palco estavam o Dr. Anthony S. Fauci, diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas; Dr. Scott Gottlieb, comissário da Food and Drug Administration; e Dr. Robert P. Kadlec, secretário assistente para preparação e resposta em H.H.S.

Mas eles tinham pouco a dizer porque a sessão terminou abruptamente.

© 2018 - Prometheus Centro de Imunização e Infusão
Horário de Funcionamento:
Seg. - Sex. das 8h00 às 18h00
Sábados das 8h00 às 14h00
Tel.: (11) 5081.4936 / 5082.3913
WhatsApp: (11) 94086.1112