
Caxumba Está em Ascensão. Uma Resposta Vacinal em Declínio Pode ser o Motivo.
Fonte: Nicholas Bakalar - The New York Times
A caxumba está ressurgindo. E pode ser porque a resposta imune provocada pela vacina contra caxumba enfraquece significativamente ao longo do tempo, e não porque as pessoas estão evitando a vacinação ou porque o vírus evoluiu para desenvolver imunidade à vacina, descobriu um novo estudo.
O ressurgimento da caxumba ocorreu em grande parte entre pessoas de 18 a 29 anos, a maioria dos quais recebeu as duas doses recomendadas na primeira infância, e não em pessoas mais velhas que ganharam imunidade por meio de infecção natural antes que a vacina fosse desenvolvida.
Usando dados de estudos epidemiológicos e modelos matemáticos, os pesquisadores descobriram que o ressurgimento em curso, que começou em 2006, deixou cerca de um terço das crianças de 10 a 14 em risco. Os pesquisadores estimam que cerca de 25% das pessoas vacinadas perderão sua imunidade em 8 anos, 50% em 19 anos e 75% em 38 anos. O estudo está na Science Translational Medicine.
"Vimos os surtos de caxumba em populações vacinadas", disse o principal autor, Joseph A. Lewnard, um pesquisador associado da Harvard T.H. Escola de Saúde Pública de Chan, "em contraste com o sarampo, onde só está em zonas não vacinadas".
Uma terceira dose para a caxumba é recomendado atualmente durante os surtos, disse o Dr. Lewnard. "Nossa descoberta sugere que seria útil estudar se as terceiras doses", como parte rotineira do tratamento padrão, "poderiam ajudar a limitar a ocorrência de futuros surtos".